Após estabelecer recordes de desempenho para veículos elétricos na famosa pista de Nürburgring, na Alemanha, bem como em outros traçados afamados em todo o planeta, como Laguna Seca (Estados Unidos) e Shanghai (China), o novo Taycan Turbo GT desembarcou no célebre Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
A subsidiária brasileira da marca de Stuttgart escalou o piloto (também brasileiro) Felipe Nasr para conduzir o esportivo na tentativa de estabelecer um novo tempo de volta recorde para um veículo elétrico. Nasr é integrante da equipe Porsche Penske, tricampeão do IMSA e também tricampeão das 24h de Daytona.
Peter Vogel, CEO da Porsche Brasil, explica a ideia do desafio. “O objetivo era instaurar um novo recorde para estampar as virtudes da nova família Taycan, que estreia no mercado brasileiro. Nosso objetivo primário era superar o tempo de 1min49s828 estabelecido com o modelo Taycan Turbo S em 2022. Contudo, a performance superlativa da nova versão Turbo GT não deixa dúvidas quanto à rápida e expressiva evolução tecnológica dos veículos elétricos.”
Felipe Nasr apresentou-se em Interlagos no dia 5 de fevereiro para enfrentar o desafio no circuito paulistano. O piloto entrou na pista às 08:25 da manhã, cercado de expectativas. Após uma volta de aquecimento, Nasr abriu o cronômetro e acelerou pelos 4.308 metros de Interlagos para marcar 1min42s130. O novo tempo não apenas supera por 7s7 o tempo estabelecido em 2022 com o Taycan Turbo S (1min49s828) como também baixa em 9 décimos o tempo anterior do 911 Turbo S (1min43s087).
“Vir direto de uma vitória nas 24 horas de Daytona para Interlagos e pular no novo Taycan Turbo GT foi uma experiência incrível. Eu esperava uma aceleração intensa e um torque brutal, especialmente nas saídas de curva, graças à resposta instantânea do trem de força elétrico — mas o desempenho geral do carro ainda me surpreendeu. Usei o Attack Mode na subida que levava à Curva do Café, logo antes da reta principal, e o carro atingiu 272 km/h no final dela. Saindo da ‘Curva do Sol’, eu já estava passando dos 200 km/h na reta oposta. É incrível a rapidez com que este carro entrega potência e ganha velocidade!”
Ainda sob o efeito da vitória anterior, Felipe Nasr não deixou de destacar o conjunto completo oferecido pelo Turbo GT. “O carro me ofereceu muita precisão para apontá-lo nas curvas de baixa e se comporta de maneira estável nas freadas fortes. O balanço, a tração – é realmente um carro esportivo”.
O feito alcançado pelo Porsche Taycan Turbo GT Pacote Weissach teve a colaboração técnica da Stuttgart Motorsport, equipe de competição criada pelo grupo Stuttgart, responsável pelo Porsche Center São Paulo e outros centros espalhados pelo país. Em 2024, a equipe registrou o recorde para veículos originais de produção em série com o 911 GT2 RS Manthey-Racing. Pilotado por Ricardo Maurício, o veículo completou o percurso em 1:36.967. O suporte operacional foi oferecido pela 2Drive, empresa de eventos e treinamento de pilotagem dos pilotos e instrutores certificados Porsche Beto Gresse e Rodrigo Hanashiro.
Dotado de um trem de força que entrega 1.034 cv com a utilização do overboost com o controle de largada, o novo Taycan Turbo GT Pacote Weissach é o mais potente Porsche já produzido em série na história. O torque máximo é de 1.240 Nm. Combinado ao sistema de tração permanente nas quatro rodas, o Taycan Turbo GT equipado com o pacote Weissach precisa de apenas 2,2 segundos para o sprint de zero a 100 km/h. O modelo conta com a nova funcionalidade “Attack Mode”, importada da Fórmula E, que adiciona até 163 cv de potência ao conjunto por 10 segundos.
Esse acréscimo instantâneo de potência é baseado na função push-to-pass dos outros modelos Taycan. O sistema é otimizado para condução em pista e funciona de maneira semelhante aos carros de corrida 99X que a Porsche utiliza no Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA. O impulso é indicado por um cronômetro de contagem regressiva no painel de instrumentos e é apresentado dinamicamente com anéis animados no velocímetro.
Comparado à função push-to-pass nos outros modelos Taycan, o Attack Mode oferece 50 kW/68 cv a mais de potência e é operado e disponibilizado de maneiras diferentes: como alternativa ao acionamento da tecla no centro do seletor de modos de condução, o Attack Mode também pode ser ativado e desativado através da borboleta à direita. Isso torna a função mais fácil de usar na pista.
Em situações de pilotagem esportiva, a suspensão Porsche Active Ride do Turbo GT Pacote Weissach garante uma conexão quase perfeita com a estrada graças à distribuição equilibrada das cargas nas rodas. Além disso, o pacote inclui pneus de alto desempenho. Eles estão montados em rodas forjadas de liga leve de 21 polegadas. As exclusivas rodas Turbo GT têm raios usinados em relevo, o que economiza peso e, ao mesmo tempo, ventila efetivamente os freios.
O Taycan Turbo GT vem de fábrica com freios cerâmicos. Baseado no Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB), o sistema de freios foi otimizado do ponto de vista do peso. Mudanças no design na câmara do disco de freio e no alojamento da pinça de freio economizam mais de dois quilos. Isso tem um efeito positivo tanto na dinâmica de condução quanto no desempenho: a redução das massas não suspensas e rotativas aprimora o desempenho. As pinças de freio são pintadas exclusivamente em dourado.
Medidas adicionais de aerodinâmica incluem elementos defletores de ar na parte inferior do veículo e um novo difusor dianteiro. Na traseira, o modelo com o pacote Weissach apresenta uma asa traseira fixa em acabamento de fibra de carbono com suportes de asa fixados à carroceria. O downforce total aqui é de até 220 kg. O logotipo do pacote Weissach aparece em ambos os lados da asa traseira.
Eliminar todos os itens desnecessários para performance em pista reduziu aproximadamente mais 75 kg em comparação com o Taycan Turbo GT sem o pacote Weissach. Em vez do sistema de bancos traseiros usual, há um revestimento de fibra de carbono leve e feito sob medida com um compartimento de armazenamento atrás dos encostos de banco para o motorista e passageiro dianteiro. O relógio analógico do pacote Sport Chrono, que normalmente está presente no painel de instrumentos, também é dispensado, assim como os tapetes dos pés e do porta-malas, e é usado menos material de isolamento. O Taycan Turbo GT com pacote Weissach só tem uma porta de carregamento no lado do passageiro, que é operada manualmente em vez de eletricamente. Vidro especial isolante de som e calor e o pacote de som Plus também economizam peso. Este último dispensa os alto-falantes traseiros e substitui o sistema de som BOSE® Surround.
O pacote interior GT com características Race-Tex em preto é item de série. No lado do passageiro, há um distintivo com o logotipo do pacote Weissach. Os pacotes internos em Azul Volt e Prata GT também estão disponíveis para o Taycan Turbo GT com pacote Weissach. Costuras contrastantes na cor respectiva complementam a gama de recursos.