Duas décadas após o Bugatti Veyron redefinir os limites dos supercarros com mais de 1.000 cv, a indústria vive uma nova escalada de potência, desta vez elétrica. O croata Rimac Nevera (2.107 cv) e o britânico Lotus Evija (1.972 cv) lideram hoje essa corrida, mas a BYD prepara um rival ainda mais radical: o YangWang U9 Track Edition, que chega com impressionantes 2.977 cv.
O hipercarro será equipado com quatro motores elétricos, cada um com 744 cv (555 kW). Juntos, entregam 2.976 cv (2.200 kW ou 3.019 PS). É mais que o dobro da potência do modelo U9 “padrão”, que já ostenta 1.287 cv.
Não está claro, porém, se todos os motores funcionarão sempre em sua potência máxima. A expectativa é que a BYD limite a entrega em determinadas situações para garantir dirigibilidade no uso diário.
Ajustes de pista
- Embora mantenha a base estética do U9 original, a versão Track Edition recebeu modificações voltadas para a aerodinâmica e para o desempenho em circuito. Entre elas:
- novo divisor frontal, que amplia a carga aerodinâmica nas rodas dianteiras;
- teto de fibra de carbono, que reduz peso no ponto mais alto da carroceria;
- novas rodas de 20 polegadas calçadas com pneus de 325 mm de largura;
- asa traseira em formato de pescoço de cisne e difusor robusto, semelhantes ao modelo de série.
De acordo com documentos do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT), a velocidade máxima do U9 Track Edition será de 350 km/h. No entanto, essa limitação pode ser conservadora. O modelo “comum”, com quase 1.700 cv a menos, já foi testado a 391,9 km/h (244 mph).
O lançamento reforça a entrada definitiva da China na disputa de hipercarros elétricos, um território até agora dominado por marcas europeias. O YangWang U9 Track Edition entrega quase três vezes a potência de um Bugatti Veyron, marco histórico da combustão interna, e simboliza a transição para uma nova era da alta performance.