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Mais uma marca chinesa no Brasil: conheça os planos da GAC para nosso mercado
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Imagem - JBS Motors

Os anúncios de novas montadoras chinesas no Brasil não param e agora foi a vez da GAC anunciar um investimento de R$ 120 milhões em pesquisa e desenvolvimento (P&D) no Brasil e ingresso dos motores flex. Além disso, o presidente da divisão internacional do grupo, Wei Haigang, confirmou sete carros para o país, dos quais três já estão homologados. A operação comercial larga no primeiro trimestre com 30 concessionários e mais 20 até o final do próximo ano.

Cinco desses modelos, em testes no país e já apresentados aos candidatos da concessão, desembarcam no primeiro semestre e dois deles serão lançados no período seguinte. As vendas da GAC iniciam no primeiro trimestre de 2025 e a fábrica fica para 2026. A maioria sendo SUV como o GS8, ES9, Aion Y Plus (principal produto) e o GS3 Emzoom são os cotados.

Com o investimento anunciado, a GAC também avança para ser a fabricante chinesa com uma linha de produção completa de carros à combustão, híbridos e elétricos, além de um centro de P&D. A tecnologia híbrida leve está descartada, nesse começo.

A iniciativa, de acordo com o texto oficial do fabricante, que produziu um Brasil de 2024 de carros no ano passado, 2,5 milhões na China, integra um plano de investimentos de R$ 6 bilhões da montadora no país nos próximos cinco anos, com foco em inovação tecnológica e produção de veículos mais sustentáveis.

A GAC trata da cooperação entre a mão de obra e o conhecimento chinês com o “componente” brasileiro, que é a riqueza da nossa mão de obra. O trabalho de cooperação com universidades de Campinas, Santa Catarina e Santa Maria está focado na transição energética que inclui a pesquisa de biocombustíveis, combustíveis de baixo carbono e novas formas de propulsão, com o objetivo de alcançar a neutralidade de carbono e promover a reciclagem.

A montadora inaugurou ontem, em São Paulo, em um momento simbólico, o seu escritório de negócios e fez o registro do 50º aniversário das relações diplomáticas entre Brasil e China.

Wei Haigang, presidente da GAC Internacional, afirmou que a empresa está comprometida em fortalecer a colaboração entre os dois países e disse também em conversa com os jornalistas que o Brasil é um país estratégico para a ampliação da empresa fora da China e o CEO, Alex Zhou, faz parte disso desde a atuação e análise do mercado latino-americano feito a partir dos Estados Unidos.

Quem é a GAC

Com décadas de experiência em joint ventures com Honda e Toyota, a GAC é uma das empresas automotivas mais prestigiadas da China e ocupa o 165º lugar na lista Fortune Global 500 de 2023 e está listada nas bolsas de valores de Hong Kong e Xangai.

No ano passado, a GAC foi a quinta maior fabricante de automóveis da China, produzindo e vendendo 2,52 milhões de carros. Com mais de 110 mil funcionários teve uma receita de US$ 70 bilhões, dos quais 6,47% foram investidos em P&D em 2023.

A empresa pretende alcançar uma produção e vendas totais superiores a 4,75 milhões de veículos e uma receita US$ 137 bilhões (R$ 767 bilhões) até 2030.

*Com informações do Auto Ranking