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Nova Ferrari Almafi substitui a Roma e mantém poderoso motor V8 de 640 cv
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Imagem - JBS Motors

A nova Ferrari Amalfi, um cupê V8 2+ com motor dianteiro central que substitui a Ferrari Roma na linha do Cavalo Rampante, foi revelada nesta quarta-feira (2). A Ferrari Amalfi redefine o conceito de esportividade contemporânea, combinando alto desempenho, versatilidade e estética refinada. Projetada para quem deseja desfrutar de uma direção esportiva sem abrir mão do conforto e do estilo, a Ferrari Amalfi se destaca por seu equilíbrio sem precedentes entre adrenalina e praticidade no dia a dia.

O design do carro parte de uma abordagem fluida e minimalista, com volumes esculpidos e superfícies limpas que expressam modernidade e dinamismo. A dianteira é dominada por uma grande entrada de ar e um capô longo e esculpido que abriga o motor V8 turbo de 640 cv. Na traseira, o spoiler ativo integrado contribui para a estabilidade em alta velocidade, enquanto rodas forjadas e detalhes em fibra de carbono completam uma estética esportiva e sofisticada.

No interior, a cabine adota um layout de cockpit duplo, com um novo volante com botões físicos e o retorno do icônico botão start. O display central integrado e os controles ergonômicos garantem uma interação intuitiva com o carro, mesmo durante a condução dinâmica. O uso extensivo de fibra de carbono e costuras contrastantes adicionam um toque de exclusividade, enquanto a configuração 2+ permite o uso dos bancos traseiros para aumentar significativamente a praticidade do carro, aumentando a capacidade de carga e permitindo viagens com crianças.

No coração da Ferrari Amalfi está um V8 biturbo evoluído, derivado da premiada família F154, capaz de entregar 640 cv graças às novas calibrações do turbocompressor. A aclamada transmissão de dupla embreagem de oito marchas garante trocas de marcha rápidas e suaves. O desempenho é excepcional: 0-100 km/h em 3,3 segundos, 0-200 km/h em 9,0 segundos, com uma relação peso-potência de 2,29 kg/cv, a melhor da categoria.

A dinâmica de condução foi aprimorada com a introdução do sistema de freio eletrônico, o controlador “ABS Evo” projetado para todas as superfícies e condições e uma caixa de direção recalibrada para uma resposta ainda mais precisa e progressiva. A aerodinâmica ativa, com a nova asa traseira móvel integrada, garante estabilidade em todas as condições de condução e posições Manettino, ajudando a maximizar o desempenho dinâmico.

O Ferrari Amalfi incorpora as mais recentes soluções tecnológicas da linha Ferrari: o sistema de infoentretenimento é totalmente conectado, com Apple CarPlay® e Android Auto® de série, além de carregamento sem fio para smartphones. O novo volante, o painel de instrumentos digital e o display central horizontal de 10,25” oferecem uma interface homem-máquina avançada, projetada para envolver tanto o motorista quanto o passageiro. Entre os recursos disponíveis como opcional está a adição do sistema de elevação frontal, utilizável até 35 km/h, permitindo que o carro supere facilmente obstáculos urbanos, elevando-o em até 40 mm.

Completando a experiência a bordo, o sistema de áudio premium opcional Burmester® oferece um ambiente sonoro envolvente, projetado para acompanhar cada viagem com qualidade e detalhes.

A Ferrari Amalfi é voltada para quem busca um carro que combine elegância e desempenho, emoção e funcionalidade. Um modelo que interpreta o espírito esportivo da Ferrari em um estilo moderno, oferecendo uma experiência de direção sem concessões, em qualquer contexto.

SISTEMA DE TRANSMISSÃO

O motor da Ferrari Amalfi representa a mais recente evolução do V8 biturbo de 3.855 cc da família F154, o que mais recebeu prêmios internacionais na história automotiva recente. Nesta configuração, o motor foi otimizado para entregar uma potência máxima de 640 cv a 7.500 rpm, com uma potência específica de 166 cv/l e um limite máximo de rotação elevado para 7.600 rpm, permitindo a exploração total de sua curva de potência em constante crescimento.

O aumento de desempenho foi alcançado por meio de um avançado sistema de gerenciamento do turbocompressor, que permite o controle independente da velocidade de rotação dos dois turbocompressores com calibração dedicada e um aumento na velocidade máxima do turbo para até 171.000 rpm. Essa abordagem melhora a resposta do acelerador e aumenta a precisão do controle de pressão, também graças à introdução de sensores de pressão dedicados para cada banco de cilindros. A nova unidade de controle do motor, já utilizada em modelos como o 296 GTB, Ferrari Purosangue e Ferrari 12Cilindri, permitiu que todo o potencial do motor fosse aproveitado.

Paralelamente, foram feitos esforços para reduzir a massa: novos eixos de comando de válvulas leves (-1,3 kg) e um bloco do motor redesenhado com usinagem de precisão eliminaram material não estrutural, economizando cerca de um quilo. Pela primeira vez em um motor Ferrari, foi introduzido um óleo de baixa viscosidade, reduzindo a resistência ao frio em 30% em comparação com a versão anterior, melhorando a eficiência do aquecimento.

A resposta do acelerador agora é ainda mais rápida graças a uma série de soluções técnicas avançadas: um virabrequim de plano plano, turbinas compactas de baixa inércia, tecnologia twin-scroll para gerenciamento separado dos gases de escape e um coletor single-scroll com rotores de comprimento igual. Esses elementos contribuem para uma sensação de entrega de potência contínua e progressiva, com uma curva de torque moldada para proporcionar uma tração mais forte em rotações médias e altas em todas as marchas.

A transmissão de dupla embreagem e oito velocidades banhada a óleo, introduzida pela primeira vez com o SF90 Stradale e amplamente aclamada, foi ainda mais otimizada com uma unidade de controle mais potente e integração mais profunda com o software do motor, melhorando a suavidade e a velocidade das trocas.

A eficiência geral do trem de força se beneficia de soluções como a configuração da caixa de câmbio de cárter seco, engrenagem cônica de baixo atrito e estratégias de gerenciamento de torque da embreagem que garantem uma direção urbana extremamente suave, especialmente durante as fases Start&Stop.

O design sonoro também recebeu atenção especial: um novo layout de silenciador foi desenvolvido para atender aos mais rigorosos regulamentos de emissão de ruído sem comprometer o timbre característico da Ferrari. O virabrequim plano e os coletores de escape de comprimento igual contribuem para uma sequência de ignição distinta. O sistema de escape apresenta um catalisador de matriz cerâmica com revestimento trimetálico (ródio, platina, paládio), com tempos de ativação reduzidos graças à menor inércia térmica. O controle do som é gerenciado por uma nova válvula de derivação controlada proporcionalmente com mapas dedicados para adaptar o som do escape a diferentes condições de condução.

ESTILO

EXTERIOR

A Ferrari Amalfi representa uma nova interpretação do arquétipo do cupê Berlinetta 2+ com motor V8 central dianteiro, combinando tradição e inovação em uma linguagem de design que evolui os padrões estéticos da marca de Maranello. A equipe do Centro de Estilo Ferrari, liderada por Flavio Manzoni, inspirou-se nas proporções elegantes da Ferrari Roma, indo além para definir uma forma mais esculpida e moderna, sem trair a essência dos esportivos 2+ da Ferrari.

O design exterior se desenvolve a partir de uma forma de velocidade elegante e monolítica que confere ao carro uma identidade forte e dinâmica. As superfícies são tratadas com uma abordagem minimalista, onde linhas nítidas e volumes geométricos definem uma carroceria esculpida e coerente. O tema em forma de cunha que percorre a lateral, juntamente com as unidades de iluminação integradas em cortes técnicos, contribui para uma estética refinada e contemporânea. A dianteira, desprovida da grade tradicional, distingue-se por uma asa flutuante na cor da carroceria acima de uma faixa escura rebaixada, integrando discretamente sensores e faróis. O divisor inferior completa a composição, enfatizando a amplitude visual e a esportividade do conjunto.

A traseira é definida por uma linha de caráter marcante que envolve todo o volume, culminando em uma traseira compacta e limpa. As lanternas traseiras são ocultadas por recortes gráficos essenciais, evocando Ferraris clássicas e utilizando uma linguagem visual moderna. O difusor amplo e funcional declara abertamente sua finalidade aerodinâmica, enquanto o para-brisa traseiro se funde com o perfil do spoiler, criando uma assinatura estilística distinta. Destacando a personalidade do carro, a cor de lançamento, Verde Costiera — um verde-azulado brilhante inspirado nos reflexos do mar ao longo da Costa Amalfitana — realça as superfícies esculpidas e confere um visual fresco e vibrante ao conjunto.

INTERIOR

Por dentro, a Ferrari Amalfi adota um layout de cabine dupla que envolve motorista e passageiro em duas células visualmente conectadas, interligadas pelo painel, painéis das portas e túnel central. O efeito casulo é realçado por uma superfície facetada que quebra a simetria e destaca a tela sensível ao toque central, criando uma interação formal entre os dois ocupantes. O design interior foi simplificado para alcançar uma linguagem limpa e contemporânea, com amplo uso de materiais premium e soluções tecnológicas integradas.

O painel apresenta, pela primeira vez, um layout monolítico, no qual o painel de instrumentos e as saídas de ar se fundem em um único bloco. O túnel central, fresado em um bloco de alumínio anodizado, é suspenso e esculpido, abrigando elementos funcionais como a alavanca seletora de marchas, o compartimento da chave, o carregador sem fio e os controles secundários. As maçanetas do painel das portas são integradas em formas de vela que definem as duas células dianteiras, enquanto os woofers ficam ocultos atrás de superfícies de alumínio perfuradas, contribuindo para uma estética técnica e refinada.

A paleta de cores do interior reflete o caráter arrojado do carro, com combinações de materiais e cores que enfatizam o conceito de esportividade. O Verde Bellagio, o verde vibrante presente na configuração de lançamento, concentra a atenção na área frontal da cabine. Os bancos confortáveis ​​opcionais estão disponíveis em três tamanhos e são equipados com 10 câmaras de ar para a função de massagem – com cinco programas e três níveis de intensidade –, além de ventilação para o assento e o encosto.

Completando a experiência a bordo, o Sistema de Áudio Premium Burmester® opcional oferece qualidade sonora de referência graças a 14 alto-falantes e 1.200 watts de potência. Tweeters com radiador em anel garantem altas frequências cristalinas, enquanto três predefinições de áudio permitem que os usuários personalizem a experiência acústica de acordo com suas preferências. Os materiais e o acabamento dos alto-falantes, selecionados por sua elegância e qualidade tátil, contribuem para tornar a cabine um ambiente imersivo e sofisticado.

HMI

A experiência a bordo do Ferrari Amalfi foi projetada para oferecer interação intuitiva, envolvente e tecnologicamente avançada, graças a um sistema HMI (Interface Homem-Máquina) completamente renovado e uma série de soluções destinadas a melhorar o conforto e a qualidade de vida a bordo.

O novo volante, equipado com botões físicos, marca o retorno aos controles táteis, com um layout projetado para garantir a máxima ergonomia e facilidade de reconhecimento em todas as condições de direção. No lado esquerdo, o retorno do icônico botão de partida em alumínio estabelece uma conexão imediata entre o motorista e o carro desde o momento da ignição. Os controles são distribuídos funcionalmente: no raio esquerdo estão os controles do ADAS, controle de cruzeiro adaptativo, telefone e comandos de voz, enquanto no raio direito estão os seletores para visualizações do display, limpadores de para-brisa e indicadores. Na traseira, dois botões giratórios controlam o volume e a seleção de estações.

O sistema HMI é estruturado em três telas principais. O painel de instrumentos digital de 15,6” fornece todas as informações de direção e dinâmica do veículo. No centro do painel, uma tela sensível ao toque capacitiva de 10,25” permite que motorista e passageiro acessem as principais funções: multimídia, rádio, telefone, espelhamento de tela, controle de temperatura, ajustes dos bancos e configurações do veículo. Por fim, a tela do passageiro de 8,8” oferece uma verdadeira experiência de copiloto, exibindo parâmetros como força G e rotação do motor.

A conectividade é garantida pela compatibilidade com Apple CarPlay® e Android Auto®, enquanto o carregamento sem fio de smartphones é integrado ao túnel central. O carro também é equipado com o sistema MyFerrari Connect, que permite o monitoramento remoto do status do veículo por meio de um aplicativo dedicado.

AERODINÂMICA

O desenvolvimento aerodinâmico da Ferrari Amalfi é o resultado de um projeto complexo e meticuloso, criado em estreita colaboração entre o departamento de termodinâmica de fluidos e o Centro de Estilo da Ferrari. O processo integrou simulação CFD, testes em túnel de vento e refinamento do design em um caminho compartilhado que levou à criação de um carro cativante e funcional.

O resultado é uma carroceria esculpida em cada detalhe, onde cada elemento desempenha uma função precisa. Entre elas, estão as carenagens aerodinâmicas posicionadas na parte inferior da carroceria, à frente das rodas dianteiras e traseiras, que reduzem o arrasto e melhoram a eficiência. Um duto de derivação acima dos faróis dianteiros conecta a dianteira ao compartimento do motor, ajudando a reduzir o acúmulo de pressão e otimizar o resfriamento. A geração de downforce na dianteira é gerenciada por um par de geradores de vórtice, otimizados no túnel de vento, e dois difusores integrados ao divisor, que também melhoram a ventilação do freio dianteiro.

A parte inferior da carroceria foi projetada para maximizar a eficiência, com dispositivos dedicados para reduzir o arrasto e gerenciar cuidadosamente o fluxo de ar. Na traseira, o difusor foi completamente redesenhado para encontrar o melhor equilíbrio entre downforce e arrasto, com expansão controlada do fluxo no canal central que energiza a esteira e melhora a estabilidade.

Um elemento distintivo da traseira é a asa móvel ativa, harmoniosamente integrada à traseira do carro. Este componente pode assumir três configurações — Baixo Arrasto (LD), Média Downforce (MD) e Alta Downforce (HD) — dependendo da velocidade e da aceleração longitudinal e lateral. Em retas, a asa permanece na posição LD ou MD para minimizar o arrasto, enquanto durante fases de condução mais dinâmicas, como curvas em alta velocidade ou frenagens bruscas, ela muda para a configuração HD, gerando um aumento de 110 kg na downforce a 250 km/h com um aumento de menos de 4% no arrasto. A posição intermediária MD permite uma transição mais rápida para a implantação total, oferecendo um equilíbrio entre estabilidade e desempenho. A operação da asa é totalmente automática, preservando a pureza das linhas do carro mesmo em baixas velocidades e aprimorando a experiência de condução. A traseira é completada por um nolder integrado de 20 mm de altura que ajuda a recomprimir o fluxo de ar na configuração de baixo arrasto.

A parte frontal do carro também foi otimizada para garantir um resfriamento eficaz em todas as condições: a área central abriga o radiador de água do motor e o condensador do ar-condicionado, enquanto as entradas laterais alimentam os intercoolers do sistema de turbocompressão.

DINÂMICA DO VEÍCULO

A dinâmica do Ferrari Amalfi representa uma evolução significativa no cenário dos cupês 2+ com motor dianteiro, graças à integração das tecnologias mais avançadas desenvolvidas pela Ferrari nos últimos anos. No centro deste sistema está a introdução do sistema de freio eletrônico (brake-by-wire), uma solução que melhora significativamente a eficiência da frenagem, reduz o curso do pedal e aprimora a modulação — mesmo em situações em que o ABS está acionado.

O sistema ABS Evo, introduzido pela primeira vez no 296 GTB e posteriormente desenvolvido para o Ferrari Purosangue e o Ferrari 12Cilindri, foi adaptado para garantir o desempenho ideal em todas as superfícies e em todos os modos Manettino. Este controlador utiliza dados do sensor 6D para estimar com precisão a velocidade do veículo e determinar o deslizamento ideal para cada roda, otimizando assim a distribuição da força de frenagem. O resultado é uma maior eficácia na frenagem em linha reta e em condições mistas, onde a estabilidade lateral e a desaceleração longitudinal devem ser equilibradas.

A precisão dessas estimativas também permite maior repetibilidade das manobras, reduzindo as variações causadas por tolerâncias mecânicas ou condições ambientais, como a temperatura do asfalto. Essa abordagem faz parte da estrutura do Side Slip Control (SSC) 6.1, que serve como a linguagem comum entre todos os controladores dinâmicos — da direção ao gerenciamento de torque e controle de movimento vertical da carroceria — para maximizar o desempenho em todas as situações.

Outro avanço é o sistema de estimativa de aderência baseado em EPS (Direção Assistida Elétrica), uma evolução da versão introduzida no 296 GTB. Nesta nova iteração, a estimativa de aderência é 10% mais rápida e precisa, mesmo em superfícies com baixíssima tração. A lógica de reconhecimento utiliza a dinâmica da caixa de direção elétrica e o ângulo de guinada estimado pelo SSC 6.1 para avaliar os níveis de aderência dos pneus ao asfalto, mesmo sem dirigir no limite, melhorando a capacidade de resposta e a eficácia dos controladores.

Para auxiliar a dinâmica do veículo, a Ferrari Amalfi também utiliza um spoiler traseiro ativo, que é ativado dependendo da aceleração longitudinal e lateral. Em condições de direção dinâmicas — como frenagens bruscas ou curvas em alta velocidade — o spoiler muda automaticamente para a configuração High Downforce, gerando downforce aerodinâmico traseiro adicional e contribuindo para a estabilidade geral do carro.

Em termos de segurança e assistência ao motorista, o Ferrari Amalfi está equipado com um conjunto completo de sistemas ADAS de última geração. Os recursos disponíveis incluem: Controle de Cruzeiro Adaptativo, Frenagem Automática de Emergência, Detecção de Ponto Cego, Alerta de Saída de Faixa, Assistente de Manutenção de Faixa, farol alto automático, reconhecimento e assistência de sinais de trânsito e detecção de sonolência e distração do motorista, além de Visão Surround e Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro opcionais. Todos os sistemas são configuráveis ​​por meio dos menus do painel de instrumentos e integram-se perfeitamente à arquitetura eletrônica do carro, que inclui radar dianteiro e traseiro, câmeras e unidades de controle dedicadas.

Juntas, essas tecnologias permitem que a Ferrari Amalfi ofereça uma experiência de direção precisa, responsiva e envolvente, onde cada sistema funciona em harmonia para garantir o máximo controle e prazer ao dirigir — independentemente das condições da estrada ou do estilo de direção.