Esquentou de vez a disputa pelo título de carro mais vendido em 2024 no Brasil. Fiat Strada e Volkswagen Polo revezam, mês a mês, a liderança, com discreta vantagem para a picape compacta da Fiat. Essa, aliás, ultrapassou a marca dos 100 mil emplacamentos com os bons números de setembro. São 101.450 unidades da Strada vendidas contra 97.031 Polos emplacados nos últimos nove meses.
Para se ter uma ideia da polarização dessa disputa, o terceiro colocado, o Chevrolet Onix, está bem distante, com 68.653 unidades vendidas no mesmo período. Na sequência vem Argo (64.473) e HB20 63.991 (veja o ranking abaixo).
No olhar segmentado, observamos que, entre os SUVs, que é o segmento que mais vende no Brasil (48% de participação), a liderança dificilmente saíra das mãos do T-Cross. O compacto da Volks já emplacou 55.363 unidades, sendo seguido pelo Hyundai Creta (48.937) e do Chevrolet Tracker (47.849).
Só não dá para cravar essa vitória do T-Cross porque o novo Creta chega às lojas ainda neste mês e pode esquentar bem as vendas do modelo da Hyundai.
Mas se tem um segmento que podemos indicar o líder sem medo de errar é o dos sedãs médios. O Corolla vai permanecer no ponto mais alto do pódio mais um ano. Entre janeiro e setembro, o sedã da Toyota emplacou 27.082 unidades, enquanto o segundo colocado, o Nissa Sentra tem modestos 4.261 emplacamentos. Essa disputa chega a ser injusta.
Outro segmento que desperta bastante interesse dos brasileiros é o das picapes médias. A Hilux segue líder absoluta, mas viu pelo retrovisor a chegada de uma nova segunda colocada, a Ranger, que ultrapassou a S10 com a chegada da nova geração.
A picape da Toyota já vendeu 36.888 unidades em 2024, contra 21.124 do modelo da Ford e 19.110 do utilitário da Chevrolet, que também passou por recente renovação.
*Fonte: Fenabrave