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911 GT3 90 F. A. Porsche: carro de colecionador em homenagem ao designer visionário
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Imagem - JBS Motors
O visionário designer Ferdinand Alexander (F. A.) Porsche completaria 90 anos neste mês. Para marcar este aniversário emblemático, a fabricante de carros esportivos criou um presente especial sobre quatro rodas: o novo 911 GT3 90 F. A. Porsche.

O exterior e o interior deste modelo comemorativo individualizado foram inspirados em um 911 da geração G-Series que F. A. Porsche utilizou na década de 1980. Serão produzidas 90 unidades, que também incorporam elegantes elementos Heritage Design, pela Porsche Sonderwunsch. Uma delas foi adquirida por seu filho, Mark Porsche.

Os compradores deste modelo de coleção viverão uma experiência única, com a possibilidade de personalizar ainda mais seu próprio carro de aniversário. O 911 GT3 90 F. A. Porsche estará disponível para encomenda a partir de abril de 2026.

O conjunto inclui ainda uma edição exclusiva do lendário Porsche Design Chronograph 1 e uma weekender bag especial.

“Quando você considera a função de um objeto, a forma geralmente emerge por si só” — este era o credo de design de Ferdinand Alexander Porsche, conhecido como F. A. Ele já havia materializado sua visão de redução intransigente ao essencial com o lendário 911.

Em 1972, ao lado de seu irmão Hans-Peter, fundou o estúdio de design que recebeu o nome Porsche Design. Os objetos criados ali rapidamente se tornaram clássicos do design moderno, como o relógio de pulso Chronograph I e os óculos P’8478, com suas lentes intercambiáveis.

F. A. Porsche completaria 90 anos em 11 de dezembro de 2025.

Para marcar a ocasião, os especialistas da Sonderwunsch uniram-se ao filho mais novo de F. A., Mark Porsche, para criar um modelo comemorativo especial: o 911 GT3 90 F. A. Porsche. Um exemplar ficará com Mark Porsche, e outros 89 serão disponibilizados a clientes em todo o mundo.

“Tenho certeza de que meu pai teria adorado este 911 tão especial”, afirma Mark Porsche. “Por meio de diversos detalhes, incorporamos as preferências pessoais dele neste projeto tão empolgante. A pintura F. A. Greenmetallic, desenvolvida especialmente para este modelo, remete ao Oakgreenmetallic de seu 911. Já o tecido F. A. Grid-Weave, utilizado nos centros dos bancos, reproduz o padrão de sua jaqueta favorita.”

O 911 GT3 90 F. A. Porsche estará disponível para encomenda a partir de abril de 2026, inclusive no Brasil. O modelo inclui uma edição especial exclusiva do lendário Chronograph 1 e uma weekender bag especial da Porsche Design.

A produção terá início na segunda metade de 2026, após os compradores concluírem suas configurações finais e individualizadas. O item de coleção é baseado no 911 GT3 com pacote Touring, a variante mais discreta do esportivo homologado para as ruas, que utiliza um spoiler traseiro extensível.

O motor boxer de seis cilindros e 4,0 litros naturalmente aspirado entrega 375 kW (510 cv) e 450 Nm de torque.

Paint to Sample Plus: baseado no verde de um 911 que pertenceu a F. A. Porsche
F. A. Greenmetallic é o nome da pintura exclusiva do modelo de aniversário. Inspirados no icônico Oakgreenmetallic do 911 pertencente a F. A. Porsche, os especialistas do Paint to Sample Plus desenvolveram o tom atual em parceria com a família Porsche.

A partir de 2026, uma etiqueta exclusiva será aplicada na coluna A de todos os carros configurados com Paint to Sample e Paint to Sample Plus. Este modelo comemorativo é o primeiro a ostentar essa nova marca distintiva.

Outro elemento especial do exterior — e indisponível no 911 GT3 com pacote Touring — são as rodas Sport Classic, pintadas em preto acetinado. Inspiradas nas clássicas rodas Fuchs, elas exibem detalhes refinados, como o sistema de travamento central e o brasão histórico de 1963 nos cubos das rodas.

Na grade da tampa traseira, há um emblema galvanizado e banhado a ouro, com o logotipo “90 F. A. Porsche”.

Inspirado no padrão de uma jaqueta: tecido especial nos painéis centrais dos bancos
Costuras decorativas em Chalk Beige e os painéis centrais dos bancos com o tecido especial F. A. Grid-Weave complementam o revestimento em couro Club Leather Truffle Brown e criam uma atmosfera única em homenagem a F. A. Porsche. O padrão F. A. Grid-Weave também aparece no porta-luvas, na pasta de bordo e no tapete reversível do compartimento de bagagens.

O tecido combina cinco cores: fios Black, Green, Truffle Brown, Cream e Bordeaux Red são entrelaçados para formar o padrão.

“Os casacos favoritos do meu pai tinham exatamente esse tipo de padronagem. Assim como seu lápis, seu cachimbo e seu cinzeiro, esses casacos pareciam parte da minha infância — elementos inseparáveis do escritório dele em casa”, afirma Mark Porsche.

O relógio Sport Chrono posicionado no topo do painel de instrumentos é inspirado no Chronograph I original, criado como peça única para F. A. Porsche. Outro destaque do interior é o manopla de câmbio em madeira compensada de nogueira, com poros abertos, que traz uma placa gravada com a assinatura de F. A. Porsche.

Uma segunda placa banhada a ouro, com uma reprodução da assinatura, a silhueta original do 911 e a inscrição “One of 90”, posicionada no friso decorativo do painel, identifica cada 911 GT3 90 F. A. Porsche como um item de coleção raro e de altíssimo valor.

Além disso, o compartimento de armazenamento no console central traz o mesmo design do emblema aplicado na tampa do compartimento de bagagens.

Edição exclusiva do Porsche Design Chronograph 1
Os compradores do modelo de edição especial receberão uma versão exclusiva do Chronograph 1. Um material luminoso especial, feito de Super-LumiNova®, aplicado nos ponteiros e índices, evoca o visual do rádio ou trítio envelhecido, criando um efeito de pátina. O caráter vintage excepcional do relógio é reforçado pelo logotipo histórico da Porsche Design no fecho da pulseira e na coroa. As iniciais aparecem acima da exibição de dia e data na posição das 3 horas. Normalmente, é nesse local que se encontra o logotipo da Porsche Design, mas F. A. Porsche mandou inserir suas iniciais em seu cronógrafo pessoal — hoje pertencente a seus descendentes.

O rotor do movimento automático tem a mesma forma e cor das rodas do carro de coleção. O número da edição limitada (XX/90) e a assinatura de F. A. Porsche são gravados a laser no fundo da caixa. Diferentemente do original, a caixa é feita de titânio ultraleve, durável e hipoalergênico, mas, como seu antecessor histórico de 1972, recebe revestimento preto.

Como alternativa à pulseira de titânio revestida de preto, os compradores também podem usar o relógio com uma pulseira de couro, incluída no conjunto. O couro e a linha das costuras decorativas correspondem aos materiais utilizados no interior do esportivo. Graças ao sistema de troca rápida, as pulseiras podem ser substituídas facilmente, sem o uso de ferramentas. Assim como todos os Porsche Design Timepieces, o cronógrafo é certificado pelo COSC, garantindo máxima precisão. Ele é produzido artesanalmente na manufatura de relógios da Porsche em Grenchen, Suíça.

O relógio especial tem como base o ‘Chronograph 1 – 1972 Limited Edition’, apresentado pela Porsche Design em 2022 por ocasião de seu 50º aniversário. Ele reproduz o original nos mínimos detalhes, mas com tecnologia atualizada. A história por trás do modelo remonta à época em que a então jovem Porsche Design recebeu sua primeira encomenda da Porsche AG: um relógio para colaboradores homenageados e aniversariantes. O pedido inicial foi de 20 peças.

O design foi inspirado no painel do Porsche 911, cuja legibilidade se mantém mesmo em condições extremas. F. A. transferiu essa estética e funcionalidade para o relógio, com mostrador preto fosco, índices e ponteiros fluorescentes brancos e o marcante ponteiro vermelho do cronógrafo. O Chronograph I foi o primeiro relógio de pulso preto do mundo e rapidamente se tornou um clássico — além de um símbolo dos princípios funcionais de design de F. A. Porsche.

Weekender bag no estilo do veículo
Além do Porsche Design Chronograph 1 – 911 GT3 90 F. A. Porsche, uma bolsa de viagem especial integra o pacote exclusivo. Em materiais e cores, esta espaçosa weekender retoma o conceito do interior do modelo de coleção. A peça é confeccionada com o mesmo couro Truffle Brown utilizado no interior do veículo e também traz costuras decorativas em Chalk Beige.

O bolso frontal da weekender é forrado com o tecido F. A. Grid-Weave, o mesmo aplicado nos painéis centrais dos bancos, enquanto o compartimento principal recebe um forro de microfibra de alta qualidade. O emblema com o logo comemorativo, correspondente ao aplicado na grade da tampa traseira do veículo, também é bordado no bolso externo da bolsa.

O retorno de um ícone – o trenó esportivo Porsche Junior está de volta
Por ocasião do aniversário, outro objeto icônico criado por F. A. Porsche está de volta: o Porsche Junior. Este trenó esportivo em formato de concha foi oferecido pela Porsche nos anos 1960, especialmente para jovens entusiastas. Ele também era muito apreciado por F. A. Porsche e por seus filhos, como mostram fotos dos álbuns da família.

A nova edição é produzida em fibra de carbono, material amplamente testado no automobilismo e na engenharia automotiva, o que torna o trenó particularmente leve. Um núcleo de Kevlar adiciona estabilidade extra. Assim como o carro, o Porsche Junior é limitado a 90 unidades e vem na cor especial F. A. Greenmetallic.

A almofada do assento é revestida com o tecido F. A. Grid-Weave, o mesmo utilizado nos painéis centrais dos bancos do 911 GT3 90 F. A. Porsche.

Sobre F. A. Porsche e a Porsche Design
Ferdinand Alexander Porsche nasceu em 11 de dezembro de 1935. Ele cresceu em um ambiente marcado pela tecnologia e pelo espírito pioneiro. F. A. passou grande parte de sua juventude na propriedade Schüttgut, em Zell am See. Desenvolveu desde cedo uma paixão pelo design, estudou por um breve período na renomada Escola de Design de Ulm e, em 1957, iniciou um estágio no departamento de modelagem da Porsche.

Em março de 1961, esse departamento foi desmembrado da divisão de design de carroceria e colocado sob a direção do “Studio F. A. Porsche”. Sob a liderança do jovem chefe, surgiram projetos como o 901/911, o carro de Fórmula 1 Porsche 804 e o Porsche 904 Carrera GTS.

Após todos os membros da família deixarem as operações da Porsche KG — que havia sido convertida em sociedade anônima — ele e seu irmão Hans-Peter fundaram sua própria empresa, em Stuttgart, em 1972, batizando-a de Porsche Design.

Dois anos depois, ele transferiu a sede do estúdio de design para Zell am See – a poucos metros da propriedade Schüttgut. Nas décadas seguintes, criou inúmeros acessórios clássicos, como relógios mecânicos de pulso, óculos, isqueiros, cachimbos e instrumentos de escrita, que conquistaram reconhecimento mundial sob a marca Porsche Design. Paralelamente, ele e sua equipe projetaram uma ampla gama de produtos industriais, eletrodomésticos e bens de consumo para clientes internacionalmente renomados sob o selo Design by F. A. Porsche.

F. A. faleceu em 5 de abril de 2012, em Salzburgo.