Renault Filante protagoniza a vitrine do plano estratégico Renault International Game Plan 2027, marcando o retorno ambicioso da marca no segmento premium.
Com o Renault Filante, a marca do losango inaugura um novo capítulo em sua expansão internacional. Criado como o novo protagonista tecnológico e de estilo da gama mundial, o Renault Filante se consolida como um modelo estratégico dentro do plano Renault International Game Plan 2027, para fortalecer a presença da montadora nos mercados-chave na Ásia e no Oriente Médio.
O nome Filante se insere no cruzamento entre dois grandes legados da Renault. Em primeiro lugar, ele remete ao Étoile Filante, o lendário protótipo que quebrou vários recordes mundiais de velocidade no Lago Salgado de Bonneville em 1956.
Em 2025, a Renault também utilizou este nome histórico Filante para batizar um carro-conceito elétrico: o Renault Filante Record 2025. Com design afuselado, bastante inspirado na aeronáutica, o Renault Filante Record 2025 percorreu 1.008 km em menos de 10 horas, a uma velocidade média de 102 km/h, quebrando um recorde de eficiência em dezembro passado.
O Filante também remete a um capítulo menos conhecido da história da Renault: o uso da estrela [em francês: étoile] para diferenciar seus modelos topo de linha nos anos 1930. Naquela época, a estrela identificava os veículos de maior prestígio da Renault, criados para representar o know-how francês junto às elites e mercados internacionais. Ao reviver este símbolo, o Renault Filante assume o pertencimento a este legado premium, que contribuiu para moldar a identidade da Renault.
Estas múltiplas referências – técnica, estética e histórica – fazem com que o Renault Filante seja muito mais do que um novo modelo, traduzindo a vontade da marca de reafirmar sua presença no segmento premium em escala mundial, conciliando legado e inovação.
Um modelo-chave
Fabricado na Coreia do Sul, na planta de Busan, o Renault Filante simboliza o know-how industrial e tecnológico da Renault Korea Motors, com foco em um design e uma experiência ao volante adaptados especialmente às expectativas locais. Ao se posicionar no segmento E, o Renault Filante representa a premiumização da Renault em escala mundial, complementando a gama comercializada na Coreia do Sul. Nesta região, os segmentos D e E representam 51,6% de participação de mercado (-1,4% em comparação com 2024). Só o segmento E representa 26,2%, sendo aproximadamente 16% para os SUVs.
“O Renault Filante representa o melhor daquilo que o grupo Renault e a Renault Coreia podem realizar juntos. Ele associa o DNA mundial da Renault nos quesitos design e inovação à excelência técnica da Renault Korea Motors, graças às capacidades avançadas da indústria automotiva coreana”, Nicolas Paris, CEO da Renault Korea Motors.
Tendo como origem o projeto Aurora, o Renault Filante simboliza uma nova estratégia do design da Renault: a hibridação dos gêneros. Ele reivindica uma silhueta inédita, como um crossover carismático e audacioso, ao mesmo tempo esculpida e raçuda, pensada para quebrar paradigmas e propor uma alternativa premium ao sedã clássico.
O design do Renault Filante foi criado em estreita colaboração entre o centro de tecnologia Technocentre da Renault na França e o Renault Design Center Seul, tendo sido totalmente desenvolvido na Coreia do Sul em sinergia com as equipes da engenharia da Renault Korea Motors. Após o lançamento bem-sucedido do Koleos, a Renault desejava ampliar sua gama com um modelo complementar, capaz de representar seu novo posicionamento no segmento D/E. Para isso, as equipes de design exploraram um caminho inédito, combinando diferentes tipos de automóveis para se libertar das silhuetas clássicas, principalmente o sedã. Esta estratégia permitiu dar origem a uma carroceria musculosa, com volumes esculpidos, prolongada por uma traseira elegante e tridimensional, com uma atitude que remete ao cupê. A Renault define esta nova estratégia com o termo “crossover”.
“O Filante redefine os padrões do segmento. Em uma categoria onde o status é tradicionalmente aliado à praticidade, acrescentamos a emoção por meio de uma silhueta carismática, que atrai os olhares. Com uma traseira mais alongada, ele se diferencia por uma pegada de cupê. Em linha com as criações mais recentes da marca, a carroceria é ao mesmo tempo esculpida e afuselada. Cada detalhe foi tratado de forma precisa, carregada de tecnologia, como a assinatura luminosa ou a grade frontal ornada com losangos. Do lado de dentro, o Filante oferece tecnologia e conforto, em uma cabine espaçosa e luminosa, graças ao teto solar com vidro panorâmico”.
Esta silhueta imponente inaugura uma interpretação renovada da linguagem visual da Renault no segmento premium. Crossover entre sedã e SUV, o Renault Filante associa presença, elegância e eficiência. Suas linhas esticadas, o porte mais largo e o perfil elegante exprimem um equilíbrio acertado entre dinamismo e performance aerodinâmica, fazendo alusão ao seu nome, associado à velocidade e ao movimento. O estilo do Renault Filante remete ao espírito de ruptura e o movimento sugerido pelo nome do seu antecessor, expressando sua busca pela excelência e modernidade.
O Renault Filante se consolida como um modelo com estilo único e valorizador, criado para despertar emoções. As generosas dimensões (4.915 mm de comprimento, 1.890 mm de largura e 1.635 mm de altura) e a silhueta inclinada garantem imponência e dinamismo, evocando ao mesmo tempo uma forte personalidade e a promessa de um espaço interno generoso.
“Queríamos criar um objeto que realmente se destacasse da paisagem automotiva atual”, Marco Brunori, designer e responsável pelo design externo do Renault Filante.
Verdadeira assinatura visual, a grade dianteira foi objeto de uma atenção especial, adotando uma estrutura tridimensional luminosa com a temática do losango da Renault, em um dégradé visual que vai da cor da carroceria na parte superior até o preto brilhante nas zonas inferiores. Este efeito das texturas destaca a frente com profundidade e sofisticação.
Os faróis de LED foram criados como objetos independentes e se inserem com precisão na carroceria. O tratamento tridimensional reforça o aspecto tecnológico e premium do veículo. Os faróis de rodagem diurna (DRL) integram sutilmente um ângulo de 28°, remetendo à geometria do logo Renault. Um ritual luminoso de boas-vindas e de partida do motor reforça a dimensão emocional do veículo e estabelecem uma conexão simbólica entre o automóvel e o condutor. Já o capô mais alto, ligeiramente recurvado e nervurado, reforça a percepção de robustez.
Visto de perfil, o Renault Filante exibe uma linha de teto esticada e fluida, destacada pelos vidros laterais elegantes com molduras cromadas. As grandes rodas de 19 a 20 polegadas servem de base visual ao veículo, enquanto que as caixas de rodas musculosas e a parte inferior da carroceria lembram que o modelo pertence ao mundo dos SUVs.
A traseira recebeu a mesma atenção que a frente. Associado às superfícies esticadas, o estreitamento lateral da carroceria confere um visual propulsivo e bastante atlético à traseira, como se estivesse pronto para correr. A linha dos ombros mais marcada e o teto com inclinação pronunciada, prolongada por um spoiler suspenso, traduzem a performance e fluidez do design. Já o vidro traseiro inclinado sem limpador dá o acabamento à silhueta.
Assim como os faróis dianteiros, os faróis traseiros ultrafinos de LED foram tratados como objetos incrustados na carroceria, prolongando visualmente a largura, enquanto que o desenho do para-choque e do difusor evoca a precisão técnica.
Na versão de lançamento Esprit Alpine, a traseira apresenta contrastes, com um teto e uma parte do vidro traseiro na cor preta associada à parte inferior da porta traseira e para-choque na cor branca.
Design interno
Pensada como um verdadeiro espaço de convivência, a cabine do Renault Filante conjuga a sofisticação dos materiais, ergonomia intuitiva e tecnologia conectada, para uma atmosfera tanto aconchegante como absolutamente contemporânea. Cada detalhe contribui para a qualidade percebida e o prazer na utilização, com foco no bem-estar de todos os ocupantes.
Carro com maior comprimento da gama Renault, o Renault Filante se diferencia pela estratégia de design interno com foco no conforto, tecnologia e qualidade percebida. O veículo conta com um painel de bordo mais largo e horizontal, que integra três telas panorâmicas de 12,3 polegadas cada (cluster de instrumentos, tela central e tela do passageiro), formando um conjunto homogêneo batizado de OpenR Panorama Screen. Este dispositivo é complementado por um heads-up display de 25,6 polegadas com realidade aumentada. Este conjunto oferece um cockpit de nível tecnológico ao condutor, onde as informações são lidas com mais clareza e imersão.
Esta arquitetura destaca a horizontalidade do espaço, reforçando a sensação de abertura. A ergonomia do cockpit é otimizada, com um volante inédito com quatro raios e mais plano na parte superior e inferior, além do câmbio posicionado no console central que permite um uso intuitivo. O painel de bordo integra saídas de ar horizontais com aspecto sofisticado, enquanto que o alto-falante flutuante no centro e os tweeters integrados reforçam a dimensão tecnológica do cockpit.
A cabine do Renault Filante remete a materiais sofisticados e cuidadosamente selecionados. Eles foram escolhidos para reduzir o impacto ambiental, como material têxtil sintético granulado, materiais ecológicos, escolhas baseadas no equilíbrio e na leveza, sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. Os acabamentos internos destacam a qualidade percebida, com pespontos precisos, adornos decorativos acetinados, gravações a laser e materiais acolchoados, que contribuem para a atmosfera sofisticada e conferem um toque esportivo ao modelo.
Na versão Techno, o acabamento na cor azul Dark Blue associa materiais têxteis e couro ecológico granulado, que tem um toque mais agradável do que o couro, complementado por elementos decorativos em alumínio escovado, que reforçam a percepção de qualidade. Já a versão Iconic oferece duas opções de acabamento em couro ecológico granulado perfurado: Brown, para uma atmosfera em tons de marrom, ou Cool Grey, com tonalidade mais luminosa. Estes dois acabamentos são destacados por um revestimento em tom carbono preto, para ainda mais elegância.
A versão de acabamento Esprit Alpine também está disponível em duas versões, com revestimentos dos bancos na cor preta ou cinza claro, pontuados por detalhes que remetem ao universo Alpine, como pespontos em azul, branco e vermelho e encosto de braço central, bem como toques de branco no revestimento dos bancos e nos cintos de segurança. O material têxtil granulado reveste tanto os bancos como os painéis das portas e o painel de bordo, reforçando a sensação de luxo na cabine. Detalhes exclusivos evocam ainda o legado da Alpine, como a letra “A” gravada nos bancos ou a letra “A” retroiluminada nos bancos.
A cabine oferece uma iluminação ambiente full LED, cujas cores e intensidade podem ser ajustadas. As fontes luminosas indiretas, que atravessam horizontalmente todo o painel de bordo, a parte interna das portas e encostos dos bancos dianteiros destacam os volumes internos e valorizam a qualidade dos materiais. Nas portas dianteiras, o logo Filante é retroiluminado.
Os bancos dianteiros do tipo lounge com apoios de cabeça integrados ilustram o know-how da Renault em matéria de conforto e qualidade percebida. Bastante envolventes, eles reforçam a sensação de bem-estar. Seus apoios de cabeça perfurados com a assinatura Alpine retroiluminada na versão Esprit Alpine com pespontos contrastantes destacam a busca pela exclusividade, enquanto que o desenho que combina motivos geométricos e perfurações otimiza tanto o suporte como a ventilação.
O teto envidraçado fixo constitui um elemento de diferenciação do design interno. Com superfície de 1,1 m², ele conta com dimensões entre as maiores de seu segmento, favorecendo a percepção de espaço e luminosidade.
Com um entre eixos de 2.820 mm, o Renault Filante oferece um excelente espaço interno. Seja qual for o lugar ocupado, os passageiros contam com o mesmo nível de conforto e viajam em primeira classe. O espaço interno para os passageiros do banco traseiro se revela como o melhor do segmento, com um vão para os joelhos de 320 mm e um generoso vão sob o teto de 886 mm. O banco traseiro é rebatível e bipartido em 40/60, cujo assento esculpido que garante um excelente suporte. Este conjunto cria uma atmosfera sofisticada e tecnológica, reforçada pela integração de acessórios inteligentes, incluindo os suportes para smartphones e tablets fixados no encosto dos bancos dianteiros.
Para otimizar o conforto de todos os ocupantes, o Renault Filante oferece uma climatização em três zonas, permitindo ajustar a temperatura de forma independente para o lado esquerdo dianteiro, direito dianteiro e traseiro. Cada zona conta com seus próprios controles, oferecendo a cada passageiro um conforto térmico personalizado. Ele também integra uma função de purificação do ar (PM2.5), capaz de detectar a qualidade do ar ambiente e ativar automaticamente a ventilação.
Em termos de capacidade de carga, o Renault Filante oferece um porta-malas generoso, que pode acomodar até 2.050 litros com os bancos rebatidos (633 litros com os bancos na posição normal, incluindo a parte localizada sob o assoalho falso), ideal para um uso em família em viagens mais longas, bem como vários porta-objetos na cabine.
O Renault Filante conta com um tratamento acústico avançado, como vidros com isolamento fônico, juntas das portas otimizadas e isolamento acústico reforçado no painel e no compartimento do motor. Conforme a versão de acabamento, dois pacotes de áudio estão disponíveis: o sistema Arkamys com 8 alto-falantes, integrando a tecnologia de cancelamento ativo do ruído do motor (ANC), e o sistema Bose Premium com 10 alto-falantes e 3 microfones, que contam com cancelamento ativo do ruído do motor. Estes dispositivos garantem um nível de silêncio elevado e uma reprodução do som com qualidade, contribuindo para um ambiente interno tranquilo. Os designers da Renault pensaram nos mínimos detalhes, por isso as grelhas dos tweeters e do alto-falante central são cobertos com tecido, permitindo melhor reprodução do som.
O Renault Filante embarca a última geração do sistema OpenR Panorama. Compatível com o sistema Android Automotive, este pacote de infoentretenimento oferece uma interface clara e rápida, semelhante à de um smartphone em termos de ergonomia. Ele permite que o condutor utilize seus aplicativos favoritos, gerencie a navegação ou ative as funções do veículo por comandos de voz, graças à inteligência artificial.
A tela do passageiro de 12,3 polegadas dá acesso a inúmeras funções digitais, como audiobooks ou streaming de vídeo, que podem ser utilizados com toda discrição por meio de um fone Bluetooth, sem perturbar a atenção do condutor graças a um tratamento exclusivo da tela. Ele também pode auxiliar o condutor ajustando alguns parâmetros do veículo, incluindo a temperatura ou a ventilação, graças a uma interface gráfica clara, que facilita a leitura. As regulagens personalizadas – posições dos bancos ou preferências luminosas – são memorizadas para cada membro da família. Além disso, um navegador de internet permite preparar as etapas do trajeto ou consultar informações úteis rapidamente. E para facilitar a vida do usuário, o Renault Filante também oferece uma solução de pagamento integrada.
O Renault Filante inaugura uma experiência de entretenimento inédita em estreia mundial, com o videogame com realidade estendida (XR) embarcada, baseado na câmera do veículo. Para isso, a Renault desenvolveu algoritmos dedicados e uma tecnologia de tratamento da imagem de alta performance, garantindo uma latência quase nula entre a câmera e a visualização do jogo.
Motorização full hybrid E-Tech 250
Desenvolvido com base na plataforma CMA, o Renault Filante recebe uma nova evolução da motorização full hybrid E-Tech, desenvolvida especificamente para os modelos premium do mercado coreano. Esta versão de 250 cv, que oferece as melhores performances eletrificadas de seu segmento, associa um motor à combustão de 150 cv a dois motores elétricos de 100 kW (136 cv) e 60 kW (82 cv).
O Renault Filante herda os excelentes fundamentos da plataforma CMA, principalmente em termos de performances de condução, tratamento acústico, conforto e segurança, que foram bastante elogiadas pelos clientes do Koleos.
Sob o capô, a motorização full hybrid E-Tech 250 cv permite uma condução eletrificada, fluida e performante, sem limitações devido à necessidade de recarga.
Ela se baseia em uma arquitetura híbrida série-paralela, capaz de funcionar em modo 100% elétrico, a combustão ou combinado, conforme as condições de rodagem. O sistema privilegia as fases elétricas em baixa velocidade e em condução urbana, garantindo uma redução significativa do consumo e das emissões de CO₂, ao mesmo tempo em que entrega uma sensação de dirigir fluida e silenciosa.
O sistema associa um motor 1.5 turbo de injeção direta a gasolina de 150 cv (110 kW) e 250 Nm de torque, com dois motores elétricos integrados e um câmbio automático DHT Pro, para uma potência combinada de 250 cv e um torque total que pode chegar a 565 Nm.
Esta arquitetura híbrida se baseia em um motor 4 cilindros turbo ciclo Miller de 1.499 cm³, criado para o alto rendimento, com uma taxa de compressão de 14:1, injeção direta de 350 bares e distribuição variável comandada pelo e-CVVT na admissão e no escape. O conjunto se diferencia pelas acelerações rápidas, grande reatividade, funcionamento discreto e consumo sob controle, graças à assistência elétrica quase permanente.
O motor a combustão é assistido por dois motores elétricos: um motor principal de 100 kW (136 cv), que entrega um torque de 320 Nm dedicado à tração, e um segundo motor de 60 kW (82 cv), que entrega um torque de 180 Nm, do tipo HSG (High-Voltage Starter Generator), que é utilizado para a partida do motor a combustão e para recarregar a bateria de tração do veículo.
A energia elétrica é produzida pela bateria de íons de lítio de 1,64 kWh que funciona a 316 V, composta por 86 células distribuídas em dois módulos. Esta capacidade permite uma utilização no modo elétrico em até 75% dos trajetos urbanos, conforme as condições de condução. A partida do veículo é sempre feita no modo 100% elétrico, reforçando a suavidade e reatividade do comportamento global.
Graças ao sistema full hybrid E-Tech com gestão inteligente, o Renault Filante oferece economias substanciais de combustível em uso real em comparação com um motor a gasolina equivalente não híbrido. O sistema privilegia as fases elétricas na cidade e otimiza a recuperação de energia nas desacelerações. Com 106 g/km de CO₂, ele permite reduzir sensivelmente as emissões de CO₂ e aumentar a autonomia, para uma condução natural, sem recarga e nem restrições de uso.
O conjunto do motor híbrido está associado a um câmbio automático DHT Pro (Dedicated Hybrid Transmission), criado exclusivamente para os grupos motopropulsores híbridos com dupla motorização elétrica. Esta transmissão associa os dois motores elétricos, um duplo trem de engrenagens epicicloidais, um módulo hidráulico de alta pressão (60 bares) e dupla embreagem.
Com três relações de marchas, ele garante mudanças imperceptíveis, fluidez exemplar e perfeita continuidade entre os diferentes modos de operação.